Secador de Cacau

O secador de cacau é uma estrutura tão comum nas fazendas quanto são as barcaças.  As construções que funcionam como um forno gigante são ferramentas utilizadas para acelerar a secagem do cacau em épocas de muita chuva.

No primeiro andar da estrutura, uma fornalha alimentada por lenha fornece muito calor para aquecer o piso do segundo andar onde agricultores reviram os grãos com rodos de madeira.

As antigas estruturas são precárias, os trabalhadores são expostos ao calor extremo e a fumaça toma a sala que fica com as janelas fechadas durante o processo.

No passado, essa ferramenta era utilizada somente por fazendas ricas o suficiente para construí-las, mas com o advento do cacau fino, os secadores foram rebaixados a produtores de cacau de qualidade inferior.  A fuligem e a fumaça ficam impregnadas nos grãos que têm sua qualidade comprometida, impedindo que o produto seja vendido para a produção do chocolate premium.

O estímulo a produção do cacau fino, contribui para o fechamento dos secadores e uma subsequente melhoria na qualidade do trabalho exercido pelos agricultores do cacau.