Ilhéus Não É Para Iniciantes

Ilhéus é uma cidade de humor ácido que muda constantemente, várias vezes por dia.  Não pela vontade de seu povo hospitaleiro, mas pela força da natureza.  Jorge Amado já apontava para as características marcantes dessa terra que exige coragem dos que por aqui aportam.

Minha viagem para região era prevista para durar aproximadamente quatro horas, mas por caprichos do clima, meu voo foi desviado para Salvador, acrescentando quase vinte horas ao meu traslado.

O clima na região é muito bem definido.  É definido que ele muda várias vezes ao dia, trazendo chuva, vento, sol, frio e calmaria em um curto espaço de tempo.

Ilhéus cobra de seus o comprometimento que só tem quem tem gana.  Preguiçosos aqui não se fazem, sonhadores sem coragem não vão à frente, aventureiros sem determinação não se criam.  Ela é uma mãe que cobra a firmeza de seus filhos.

Fiz a foto que ilustra essa postagem quase na hora de deixar a cidade.  Nela um pescador solitário enfrenta o mar com Sol à Pino.  Enfrentar dureza e melancolia dessa paisagem não é para iniciantes; é para aqueles que tem determinação de senso de obrigação.