Fazenda Provisão

Em minha jornada pelo universo do cacau, experimentei algumas coincidências felizes.  Essa que agora relato, aconteceu na Fazenda Provisão ,um dos apoiadores do projeto, no dia 16/09/2017.

Era meu segundo dia na região e utilizei-o para conhecer as roças da Provisão.  A chuva tornou a caminhada pela propriedade pesada, transformando as picadas em lamaçais alagados e escorregadios, mas felizmente consegui me manter em pé sem nenhum tombo.  Os equipamentos fotográficos agradeceram meu equilíbrio, mas acima deles, meu ego ficou muito feliz em não ter se sujado.

No fim do dia estava cansado, mas ainda precisava ir a Ilhéus, uma viagem rápida de 27Km para jantar e, principalmente, usar a internet de algum restaurante.

Durante minha volta, reparei que várias propriedades estavam às escura, sem energia elétricas e imaginei que o mesmo deveria acontecer com a Provisão o que logo pude comprovar.  Parei o carro na entrada do portão e desliguei os faróis.  Eram 20:50.

Os próximos 25 minutos seriam de fotos noturnas e aqui começam as felizes coincidências.  Nesse curto espaço de tempo, o centro da Via Láctea se alinhou com a placa da fazenda e a estrada, um carro passou iluminando somente o que era preciso, não havia nuvens e a Lua não apareceu, permitindo que as estrelas brilhassem sozinhas.

Assim que entrei na casa da fazenda, a energia elétrica foi restabelecida, mas a foto que eu precisava já estava cartão de memória.  Imediatamente uma frase me veio à mente: “Quanto mais treino, mais sorte tenho”.